Helena

Helena: Significa “a reluzente”, “resplandecente”.
Com origem no grego Heléne, a partir de heláne, que significa “tocha” e do termo hélê que quer dizer “raio de sol”, Helena significa “a reluzente, a resplandecente”. Algumas fontes o relacionam com o grego selene, que quer dizer “lua”, mas tal associação não é muito aceitável.
O nome foi difundido a partir da personagem Helena, filha de Zeus e Leda, esposa do rei de Esparta, Menelau. Segunda a mitologia grega, ela foi raptada por Páris, rei de Tróia, e o seu resgate sob a ordem de Menelau deu origem à famosa Guerra de Tróia.
Outra portadora deste nome que influenciou na sua popularidade, foi Santa Helena, mãe do imperador romano Constantino, falecida em 338, que foi homenageada pelos ingleses com 135 igrejas dedicadas a ela.
Foi um nome adotado inicialmente pelos primeiros cristãos para homenagear a santa, se tornando muito popular no País de Gales, mas só chegou à Inglaterra após a conquista normanda, sob a forma Elena. Foi muito comum neste país como Ellen durante a Idade Média e a variante Helen só passou a ser utilizada após o Renascimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obaaah! Seu comentário é importante, obrigada.
Volte sempre.